Óbito
O que é?
A Certidão de Óbito é um documento emitido pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da comarca onde ocorreu o óbito, a partir do assento lavrado em livro próprio.
O registro é requisitado pela agência funerária contratada ou por familiar, o qual enviará todos os dados e documentos necessários para o assento.
É documento indispensável para a abertura do processo de inventário, do pedido de pensão pela morte do falecido, para que o cônjuge sobrevivente possa se casar novamente, entre outros.
Prazo
Na inviabilidade de se proceder o registro em 24 horas, pela distância ou outros motivos de relevância, os prazos serão de:
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- Até 15 dias;
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- Até 90 dias; para locais onde o Cartório de Registro Civil mais próximo esteja distante mais de 30 quilômetros.
Perda do prazo
Em caso de perda dos prazos, o Oficial remeterá o pedido ao Juiz Competente para deliberação. O registro fora do prazo também poderá ser requerido mediante ação judicial.
Documentos necessários
Do Falecido
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- Declaração de Óbito assinada pelo médico;
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- Cédula de Identidade ou C.P.F. (se tiver);
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- Título de Eleitor (quando for eleitor);
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- Certidão de Casamento (quando casado);
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- Número do Benefício (quando aposentado) ;
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- Carteira de Trabalho – CTPS;
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- Certificado de Reservista (sexo masculino);
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- Nomes de todos os filhos (se tiver filhos).
Do Declarante
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- Documento pessoal (Cédula de Identidade);
Observação: Na impossibilidade de apresentar todos, apresente os documentos que forem possíveis.
Quanto custa a 1ª via da Certidão de Óbito?
É gratuita, segundo o artigo 30 da Lei dos Registros Públicos:
Fonte consultada: https://guiadocumentos.com.br/certidao-obito-atestado-obito/